Lulu da Pomerânia em Curitiba
O Lulu da Pomerânia em Curitiba, ou Lulu da Pomerânia, ganhou enorme popularidade como o cão de companhia da Rainha Vitória da Inglaterra, na segunda metade do século XIX. Recentemente, a facilidade de adaptação em apartamentos e com crianças fez a raça recuperar a popularidade nos centros urbanos.
Bem humorados, alertas e um tanto barulhentos com os latidos, quando não corretamente educados, estes cães são excelentes companhias para a família, mas merecem atenção em alguns cuidados especiais.
Saiba tudo que você precisa sobre o Lulu da Pomerânia:
Qual a origem do Lulu da Pomerânia em Curitiba?
Muito conhecido como o “cachorro da rainha”, o Lulu da Pomerânia tem sua origem muito mais antiga do que nos braços da Rainha Vitória, no século XIX. Na verdade, há registros de que cães com características muito semelhantes às dele já viviam na região da Europa pré-histórica.
Tanto tempo em um período com registros escassos, torna difícil definir a origem exata da família Lulu da Pomerânia. Estima-se que ela é advinda de algum local na Alemanha atual.
O nome Lulu da Pomerânia, por sua vez, foi dado a partir da sua chegada na Inglaterra. Especificamente, o nome foi atribuído à menor das variedades do Lulu da Pomerânia Anão em Curitiba.
Principais características do Lulu da Pomerânia
O Lulu da Pomerânia costuma apresentar entre 20 e 30 centímetros de altura. Costumam pesar a partir de 1,3 kg, podendo chegar a pouco mais de três. Em alguns casos, é possível que a seleção de tamanhos reduzidos não tenha sido tão rigorosa, havendo registros de cães da raça com até seis quilos.
Estes animais são considerados resistentes para o seu tamanho. Mesmo assim, podem se machucar facilmente quando somam a estatura reduzida ao comportamento corajoso e ousado.
Comportamento padrão do Lulu da Pomerânia
O Lulu da Pomerânia em Curitiba é, em regra, vivaz e esperto. Quando exposto ao convívio social desde cedo, é amigável com pessoas e animais diferentes, além de ser muito corajoso. Por isso, é importante tomar cuidado com comportamentos que possam colocar sua saúde em risco, especialmente quando estão brincando com cães maiores.
A raça também é bastante alerta, e remonta um histórico de cães de guarda. É necessário, no entanto, dar atenção ao treinamento quanto aos latidos, pois pode se tornar um comportamento exagerado para neles.
Estes cães são capazes de aprender e raramente demonstram comportamento agressivo ou timidez. Por isso, é importante expô-lo a uma boa quantidade de experiências de socialização com humanos e outros cães.
Saúde e cuidados especiais com Lulu da Pomerânia em Curitiba
Apesar do pequeno tamanho, o Lulu da Pomerânia é um cão cheio de energia. Por isso, precisa de algumas sessões diárias de exercícios físicos, além de uma boa quantidade de brinquedos ou atividades para não ficar entediado.
Os pelos compridos não demandam uma quantidade excepcional de cuidados. Duas ou três escovações semanais são suficientes para garantir uma boa limpeza. Cuidados especiais devem ser tomados na troca dos pelos, quando a frequência da escovação deve aumentar.
Estes cães podem e devem fazer atividades em áreas externas, mas não conseguem viver exclusivamente fora de casa, sobretudo em temperaturas frias. Além disso, é importante dar atenção a problemas nas articulações desde cedo.